29/03/2007

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V: Alberto Giacometti
Alberto Giacometti
Nascido na Suíça em 1901, Giacometti começou a pintar em 1913 e a esculpir em 1914. Permaneceu na Ecole des Artes et Metiers em Genebra por um curto espaço de tempo ainda em 1919 e depois mudou-se para a Itália, onde copiava antiguidades e fazia retratos. Foi para Paris em 1922, onde estudou Bourdelle na Academie de las Grande Chaumiere até 1925. Juntou-se a Michel Leiris e Andre Masson em 1928, tornando-se então participante do grupo surrealista de 1930 a 1935. Suas esculturas tiveram grande influência da visão surrealista dos objetos. Em 1932, sua primeira exibição solo aconteceu na Galeria Pierre Cole, em Paris. Depois de romper com o grupo surrealista, manteve estreita amizade com Andre Derain, e não fez nenhuma exibição de 1935 até 1947. Depois da guerra, formou uma associação existencialista e trabalhou com Jean Genet, que mais tarde escreveu L’Atelier de Giacometti (1954). Giacometti pintou e esculpiu, mas após 1956, nunca terminou seus trabalhos. Ganhou o Grande Prêmio da escultura na Bienal de Veneza em 1962. Faleceu em 1966.




The Cage
Alberto Giacometti - The Cage

Surrealist Table

Alberto Giacometti - Surrealist Table

Tall Figure
Alberto Giacometti - Tall Figure
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IV:Alain Lestié


Nascido em 1944, Lestie estudou arte em Bayonne e Bordeaux antes de ser descoberto na Bienal de Paris, em 1967. Suas primeiras exibições solo foram em 1965, em Nova York, Paris e Coppenhagen. Seu estilo é considerado detalhista e entre seus mais famosos trabalhos estão Comunicação, Abundância e Maternidade e Melodrama (1973-74).





Accident
Alain Lestié - Accident



A Mare
Alain Lestié - A Mare



Survol
Alain Lestié - Survol

02/02/2007

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III: Andrea de Chirico (ou Alberto Savinio)


Nascido em 1809, Savinio foi irmão de Giorgio de Chirico. Savinio estudou piano e composição no conservatório de Atenas e, mais tarde, sob o tutelado de Max Reger, em Monique. Sua primeira estadia em Paris foi de 1911 a 1915, quando publicou uma coletânia de poemas chamada Les Chants de la Mi-Mort, em 1914. Mudou-se para a Itália e publicou seu primeiro livro, Hermafrodito, em 1918. Continuou a compor músicas para ballet - e seu ballet Perseus foi apresentado na Metropolitan Opera of New York, em 1924. Durante sua segunta passagem por Paris, de 1926 a 1934, começou a pintar. Participou de várias mostras na Itália e fez seus prórpios desins para seu ballet Vita dell’Uomo, apresentado em La Scala, em 1951. Um salão inteiro foi dedicado à sua obra na Bienal de Veneza de 1954.






Alberto Savinio - Objects Dans La Forêt






Alberto Savinio - Atlante






Alberto Savinio - Le Depart de La Colombe

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II: Adrien Dax

Nascido em 1913, foi um pintor solitário. Seus trabalhos raramente são exibidos. Entretanto, é conhecido por suas experiências - isso fica evidente em seus "posters interpretativos", como The Beautiful Mexican, de 1965.




Adrien Dax - Sem título



Adrien Dax - Sem título, de 1949

01/02/2007

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I: Andre Breton

O suposto pai do Surrealismo, Andre Breton



Nascido em 1896, em Tinchebray na França, foi reconhecido como o pai do Surrealismo por sua prosa e poesia, tais como o Manifesto do Surrealismo (Le Manifeste du Surrealism, 1924), Nadja (1928) e Revolve a Cheveux Blancs (1932). Também escreveu La Revolution Surrealiste, uma coleção de artigos sobre os pintores de sua predileção, em volumes mais tarde publicados com o título Surrealisme et La Peinture (1928). Migrou para os Estados Unidos durante a II Guerra Mundial e lá publicou vários trabalhos, incluindo The Artistic Genesis and Perspective of Surrealism (1941) e Prolegomena to a Third Manifesto of Surrealism or Not (1942). Seus trabalhos inspiraram muitos artistas amerianos e de lá Breton voltou com o interesse pelo ocultismo. Faleceu em 1966.






"No instante de deixá-la, quero fazer-lhe uma pergunta que resume todas as demais, uma pergunta que somente eu seria capaz de fazer, sem dúvida, mas que, pelo menos desta vez, encontrou resposta à altura: 'Quem é você?' E ela, sem hesitar: 'Eu sou uma alma errante.' Combinamos nos encontrar no dia seguinte no bar que existe na esquina da rua Lafayette com o faubourg Poissonnière. Diz que gostaria de ler um ou outro dos meus livros e insiste quando sinceramente ponho em dúvida o interesse que possa ter por eles. A vida é diferente do que se escreve."


Trecho de Nadja