18/08/2006

d i c o t ô m i c a




Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca. Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.
Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste. Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante. Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.
Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento. Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.
Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço, Que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada. Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância. Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito. E que o teu silêncio me fale cada vez mais. Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer. Porque metade de mim é a plateia e a outra metade, a canção.
E que minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade, também.



Metade, Oswaldo Montenegro



Porque metade de mim é amor e a outra metade, também.
Frida Kahlo - Las Dos Fridas

4 comentários:

Joe Bass disse...

Nooooossa, eu amava esse blog.
Faz uns tres anos que eu nao leio mais e agora que redescobrio-o nunca mais o abandonarei

Mauro Burlamaqui Sampaio disse...

Ola! André Breton

Antes de mais parabéns pelo blog !


O segue abaixo não tem nada de
surrealismo mas , confesso , cheguei a pensar que era surreal
quando 20 anos depois encontrei o meu poema declamado pela voz de Oswaldo Montenegro .


Meu nome é Mauro Burlamaqui Sampaio , carioca residente em Portugal a mais de 20 anos.

Estou a contactar todos os Bloguers Portugueses e Brasileiros
apenas para dizer que o poema é de minha Autoria e foi feito antes da minha partida definitiva para Portugal .

O Poema está registado na Sociedade Portuguesa de Autores
e o assunto já está em andamento
com a Sociedade Brasileira de Autores .

todos os pormenores em ;

http://mauroburlamaquisampaio.blogspot.com

No Blog as pessoas participam
num link próprio.
Qualquer informação que queira do poema poderá pedir .


Obrigado pelo post , na mesma
o seu Blog Surreal está muito interessante e muito atrativo

Muito Sucesso ! de vez em quando passo .

Mauro Burlamaqui Sampaio

(

Mauro Burlamaqui Sampaio disse...

Lebre de Março

Desculpe a minha falta de cultura e distração , André Breton é autor do texto ... He !

Obrigado pela mensagem ! Sucesso

Bom trabalho

Mauro Burlamaqui Sampaio

Anônimo disse...

ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

PUPPIN E NORONHA
ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S

Vimos, na qualidade de mandatários da OM Produções Artísticas ltda., prestar os seguintes esclarecimentos:

a) a bela poesia ?Traduzir-se?, de autoria do consagrado poeta Ferreira Gullar , publicada, no seu livro ?Na vertigem do dia?, nada tem que ver com a poesia ?Metade?, de Oswaldo Montenegro, divulgada, pela primeira vez, no texto da peça ?João Sem Nome?, no Rio de Janeiro e em Brasília, Brasil, desde 1976. A referida obra foi também publicada no álbum Trilhas, gravado em 1977, e no álbum ?Oswaldo Montenegro ao vivo?, no ano de 1988 e lançado pela Sigla, dessa vez editada pela Warnner Chappel, editora que detém os direitos de arrecadação autoral. ?Metade? não se trata de uma letra de música, mas de uma poesia.

b) a eventual semelhança externa no texto das duas obras nada tem que ver com seu conteúdo e com a temática levada a termo pelos dois autores. Jamais houve, entre ambos, qualquer questionamento dessa natureza.

c) desde a década de 90, entretanto, com o advento da Internet e com a massiva divulgação do texto ?Metade?, sem qualquer controle possível por parte do autor e dos editores da obra, um conjunto de autores, individualmente, vem surgindo a reivindicar ilicitamente a autoria da mesma, nos países de língua portuguesa. Em Angola, um autor desconhecido foi premiado em um concurso de proporções nacionais, após ter assumido indevidamente a autoria do texto.

d) por outro lado, surge, agora, um autor supostamente brasileiro, residente em Portugal, contestando a titularidade do Sr. Montenegro e reivindicando a autoria da obra, mediante manifestação escrita em vários blogs nos quais a obra é gratuitamente divulgada.

e) o referido senhor, que se chama MAURO BURLAMAQUI SAMPAIO, já foi formalmente notificado, com recomendação no sentido de que suspenda esse tipo de manifestação, pelo menos até que sua reivindicação seja apreciada pelas vias legais, sob pena de responsabilização por perdas e danos.

f) esclarecemos que este escritório detém a guarda de toda a documentação comprobatória de datas de divulgação, publicação, execução e registros, (estes últimos feitos há bem mais do que os 20 anos do registro supostamente realizado pelo senhor que reivindica ilegalmente a autoria do poema), além de ter arregimentado todo um rol de testemunhas que, ao tempo certo e na conformidade do rito processual adequado serão devidamente apresentados e confrontados com aqueles apresentados pelo referido senhor.

g) ao contrário do que BURLAMAQUI SAMPAIO afirma, NÃO HÁ, no site da Sociedade Portuguesa de Autores, qualquer registro de seu nome ou de qualquer obra da sua titularidade. Basta consultá-lo em ?http://www.spautores.pt/?.

h) maiores esclarecimentos sobre o tema estão disponíveis em ?www.oswaldomontenegro.com.br?, no título ?A Respeito do Metade? e também no blog "Sabedoria dos Mestres" (http://www.sabedoriadosmestres.com/blog/?p=10).

Ulysses Machado
OAB/DF 5.853
PUPPIN & NORONHA
Advogados Associados S/S?