A volta do surrealismo
No Brasil dos anos 20 e 60, marcado por ditaduras, o Surrealismo permaneceu no obscurantismo, quase que unicamente como técnica artística. Mas ocorreu.
Atualmente, a indústria cultural de todo o mundo vem absorvendo obsessivamente elementos do sonho, do inconsciente e da fragmentação - denúncia da retomada do movimento. A propaganda é um dos veículos que mais vêm aderindo aos conceitos surrealistas, utilizando imagens do inconsciente coletivo como forma de atingir o grande público , através dos diversos meios de comunicação, sobretudo os MCM (Meios de Comunicação em Massa).
Abaixo, exemplos de anúncios surrealistas.
Anúncio da Renault, com o slogan 'O carro de quem faz a moda' - agência Master.
Anúncio do S.O.S Mata Atlântica, com o slogan 'Eu vi as árvores que você cortou' - agência Age.
O cartaz londrino, com olhos onipresentes e o slogan que diz algo como 'Segurança graças aos Olhos Vigilantes', tem a intenção de propagandear mais segurança, numa alusão ao 1984, de George Orwell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário